Cursos de Extensão
1- Sistematização da Experiência Profissional –
45 horas.
Objetivo: Instrumentalizar os participantes em relação a incorporação e realização de atividades de sistematização da experiência profissional no âmbito das políticas sociais.
2- A política de educação no Brasil e a inserção dos (as) assistentes sociais – 60 horas.
Objetivo: Compreender as relações de determinação entre as tendências que conformam a política de educação no Brasil e os processos de recrutamento e requisição de assistentes sociais. Analisar as lógicas que incidem sobre a organização do processo de trabalho coletivo nas políticas educacionais e o processo de inserção de assistentes sociais nos diferentes níveis e modalidades dessa política.
3- Elaboração de textos, planos e projetos – 30 horas.
Objetivo: Orientar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais de Serviço Social para a elaboração de textos técnicos e científicos, planos de estudo e trabalho, assim como de projetos de intervenção e investigação que fazem parte do trabalho institucional nas políticas sociais.
4- Serviço Social, trabalho e políticas públicas – 45 horas.
Objetivos: Instrumentalizar os participantes quanto à realização de atividades investigativas sobre o trabalho dos/as assistentes sociais nos estabelecimentos públicos e privados implementadores das políticas sociais. Aprofundar o debate teórico sobre a temática do trabalho na sociedade capitalista com ênfase nas particularidades do trabalho nos serviços e nas políticas públicas. Refletir sobre as principais determinações socioinstitucionais que vêm conformando os processos de inserção dos/as assistentes sociais nas diferentes políticas sociais setoriais.
5- Trabalho e Estado no debate das políticas públicas – 60 horas.
Objetivo: Atualizar os participantes acerca das principais abordagens teóricas sobre do alcance político, econômico e ideológico das políticas públicas no capitalismo hoje a partir das mudanças no mundo do trabalho e na esfera do estado.
6- Educação e sua interface com a rede de proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes – 30 horas.
Objetivo: Contribuir para a formação continuada dos conselheiros tutelares, das equipes técnicas dos Conselhos Tutelares, das equipes gestoras das escolas municipais e dos profissionais da Coordenadoria Regional de Educação e subsidiar a participação da escola na Rede de Proteção e Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes.